3m de leitura

Prefeitura do Rio planeja sistema de barcas nas lagoas da Barra da Tijuca

O projeto pode contribuir para reduzir a sobrecarga do trânsito nas ruas e melhorar a mobilidade urbana na região.

Prefeitura do Rio planeja sistema de barcas nas lagoas da Barra da Tijuca
Ouvir

A prefeitura do Rio de Janeiro está buscando expandir as opções de transporte na cidade, o que pode ser muito útil para os moradores e visitantes da Barra da Tijuca

O planejamento do transporte por barcas pode ser uma alternativa interessante para reduzir a sobrecarga do trânsito, especialmente em áreas com boa infraestrutura para navegação, como a lagoa da Barra da Tijuca. Além disso, é bom saber que a tarifa tem previsão para ser estabelecida a R$4,30 para os usuários.

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (23) a abertura de consulta pública do projeto. É importante destacar que a consulta pública é uma oportunidade para os cidadãos opinarem e fazerem sugestões para o projeto. A consulta estará disponível até o dia 24 de abril e a publicação do edital está prevista para junho. O valor do investimento previsto é de R$ 150 milhões ao longo de 25 anos de concessão.

Projeto de barcas na Barra da Tijuca

O projeto prevê um sistema de transporte aquaviário bastante amplo e integrado, com diversas linhas que conectam diferentes bairros e pontos de interesse da região. O estudo feito pelo poder municipal conta com a proposta de 16 linhas que seriam implantadas gradualmente no sistema aquaviário da região, como: Estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras; Linha Amarela e canal de Marapendi; e integração de bairros e pontos de interesse como Gardênia Azul, Muzema, Barra Shopping, Parque Olímpico, Península, Ilha da Gigóia e condomínios residenciais e comerciais com saídas para as lagoas.

.

Com a capacidade para transportar até 120 pessoas, as barcas terão um bom potencial para reduzir o número de carros nas ruas, especialmente se a prefeitura conseguir oferecer um serviço eficiente, com horários adequados e boa frequência de embarcações.

Além disso, é importante destacar que o projeto pode beneficiar especialmente os moradores de bairros mais afastados, que sofrem com a falta de opções de transporte público e precisam se deslocar grandes distâncias para chegar ao trabalho ou a outras atividades.

É sempre positivo ver iniciativas que buscam melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população, especialmente em áreas de grande movimentação como a Barra da Tijuca. Com a consulta pública em andamento, é importante que a prefeitura leve em consideração as sugestões dos cidadãos para garantir que o projeto atenda às necessidades e expectativas da população.

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando para mais dicas de arquitetura, design, finanças e mercado imobiliário.

 
Continue lendo ...



    O site da Lopes Rio utiliza cookies para melhorar a forma como exibimos os resultados. Ao aceitar, você concorda com a nossa Política de privacidade.