Rio de Janeiro aposta no transporte aquaviário para a Zona Sudoeste
O Rio de Janeiro deu um passo importante para a modernização e ampliação do transporte público no Rio com o lançamento do projeto de sistema de transporte aquaviário na região sudoeste da cidade. Nesse contexto, a iniciativa, apresentada pela Prefeitura recentemente, promete integrar diferentes modais de transporte e oferecer uma alternativa eficiente para os moradores da região. Além disso, com tarifa integrada de R$ 4,70, o projeto busca melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento em uma das áreas mais congestionadas da cidade. Por fim, a proposta reforça o compromisso da cidade com soluções inovadoras, trazendo benefícios diretos para a população e para a infraestrutura local.
O que é o sistema de transporte aquaviário?
O sistema de transporte aquaviário é uma solução que utiliza embarcações para o deslocamento de passageiros em áreas com grande presença de canais, lagoas ou rios. No caso específico do Rio de Janeiro, o projeto será implementado no Complexo Lagunar Marítima, que interligará as lagoas da Tijuca, Jacarepaguá, Marapendi e Camorim. Com isso, a proposta é criar uma rede de transporte eficiente, conectando pontos estratégicos da região sudoeste e facilitando o acesso a outros modais, como ônibus e BRT. Além disso, o projeto busca oferecer uma alternativa prática e moderna para os moradores, promovendo maior integração entre os diferentes meios de transporte disponíveis na cidade. Dessa forma, o sistema promete transformar a mobilidade urbana na região, trazendo benefícios tanto para os passageiros quanto para o trânsito local.
Além disso, o projeto prevê a construção de 5 terminais principais e 6 píeres adicionais, estrategicamente localizados para atender os principais bairros da região.
Os terminais principais serão:
Linha Amarela
Gardênia Azul
Rio das Pedras
Muzema
Jardim Oceânico
Já os píeres adicionais do novo sistema de transporte aquaviário estarão localizados em:
Salvador Allende
Parque Olímpico
Vila Militar
Arroio Pavuna
Barra Shopping
Bosque Marapendi
Linhas obrigatórias e funcionamento do sistema
Para atender às necessidades da população da Região Sudoeste, o projeto contará com 8 linhas obrigatórias. Essas linhas foram planejadas para conectar áreas residenciais, comerciais e de lazer de forma integrada e eficiente. Confira as linhas previstas:
1: Expressa Rio das Pedras – Linha Amarela
2: Expressa Rio das Pedras – Jardim Oceânico
4: Expressa Rio das Pedras – Barra Shopping
5: Muzema – Jardim Oceânico
7: Linha Amarela – Muzema – Jardim Oceânico
8: Expressa Bosque Marapendi – Jardim Oceânico
9: Circular Lagoa de Jacarepaguá
12: Expresso Gardênia Azul – Jardim Oceânico
Além das linhas, o sistema será integrado ao restante do transporte público no Rio, permitindo que os passageiros utilizem ônibus, BRT e outros modais com uma tarifa única de R$ 4,70. Essa integração tarifária é essencial para garantir que o sistema seja acessível e atraente para os moradores da região.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
Benefícios do sistema de transporte aquaviário
A implementação do sistema de transporte aquaviário na região sudoeste do Rio de Janeiro traz diversos benefícios. Entre os principais, destacam-se:
Redução do tempo de deslocamento: o transporte aquaviário é mais rápido do que os modais terrestres em áreas congestionadas, como a Barra da Tijuca e o Recreio.
Integração tarifária: com a tarifa única de R$ 4,70, os passageiros poderão utilizar diferentes modais de transporte sem custos adicionais, tornando o sistema mais acessível.
Valorização imobiliária: a melhoria na mobilidade urbana tende a valorizar os imóveis localizados próximos às estações do sistema aquaviário.
Desafogamento do trânsito: com mais pessoas utilizando o transporte público no Rio, espera-se uma redução significativa no número de veículos particulares circulando na região sudoeste.
Impacto no mercado imobiliário
Assim, um dos maiores impactos do sistema de transporte aquaviário será no mercado imobiliário da região sudoeste. De fato, áreas como Barra da Tijuca, Barra Olímpica, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá devem experimentar uma valorização significativa. Isso ocorre porque a proximidade com os terminais e píeres será um diferencial importante para compradores e investidores. Além disso, a integração com outros modais de transporte público no Rio reforça o potencial de crescimento econômico da região, tornando-a ainda mais atrativa para novos empreendimentos.
Por exemplo, imóveis residenciais e comerciais próximos às estações devem ter maior demanda, especialmente devido à redução do tempo de deslocamento e à melhoria na qualidade de vida dos moradores. Dessa forma, o projeto não apenas beneficia quem utiliza o transporte, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico local. Com isso, a região se torna um polo ainda mais estratégico para investimentos, consolidando sua importância no cenário imobiliário carioca.
Um futuro promissor para a mobilidade carioca
O lançamento do sistema de transporte aquaviário na região sudoeste do Rio de Janeiro representa, sem dúvida, um marco na mobilidade urbana da cidade. Por outro lado, não se trata apenas de uma solução para os problemas de trânsito, mas também de uma iniciativa que promove integração e acessibilidade. Com isso, a integração tarifária, a redução do tempo de deslocamento e o impacto positivo no mercado imobiliário tornam o projeto ainda mais relevante para a população local. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso do Rio de Janeiro com soluções inovadoras para o transporte público, mostrando que a cidade está atenta às demandas de seus moradores.
Se bem implementado, o transporte aquaviário poderá, portanto, servir como modelo para outras regiões do Rio de Janeiro e até mesmo para outras cidades brasileiras.