4m de leitura

Mercado Imobiliário Carioca: O que o ano de 2021 pode nos falar sobre os próximos.

Que venha 2022!

Mercado Imobiliário Carioca: O que o ano de 2021 pode nos falar sobre os próximos.
Ouvir

Mercado Imobiliário Carioca – O melhor ano desde 2014

Apesar da pandemia o mercado imobiliário carioca segue aquecido e em 2021 apresentou o melhor resultado desde a Copa de 2014.

De acordo com um novo levantamento da Lopes Rio Imobiliária, a venda de imóveis no Rio de Janeiro, teve um crescimento no mês de outubro de 10,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas acumuladas no ano, de janeiro a dezembro, cresceram 80%, comparadas ao ano de 2020.

Em 2021, o Valor Geral de Vendas (VGV) de lançamentos da Lopes Rio alcançou R$ 1.4 bilhões, contra R$ 840 milhões em 2020, um crescimento de 70%.

Motivadas pelo lockdown e pela pandemia, muitas pessoas buscaram apartamentos com espaço para home office, área externa e até mesmo condomínios, com infraestrutura, lazer e áreas verdes.

Imóveis como coberturas, casas, gardens e apartamentos com metragens maiores foram o alvo de desejo dos compradores.

Escoamento dos estoques e déficit habitacional.

Levando em conta lançamentos na capital fluminense nos últimos quatro anos, unidades com tamanhos entre 130 m2 e 150 m2 foram as que melhor escoaram seu estoque, restando apenas 15% do total lançado, segundo a Ademi-RJ. Em contrapartida, a segunda melhor performance, em relação a metragem, foi de imóveis abaixo dos 70 m2, com apenas 19% de estoque, motivadas pela volta dos investidores ao mercado imobiliário.

“E mesmo com a grande retomada ao longo deste ano, as expectativas são ainda melhores para 2022” – afirma Paulo Nunes, diretor comercial da Lopes Rio.

“O Rio de Janeiro e a segunda praça com maior déficit habitacional do Brasil, isso corrobora para um grande investimento por parte das incorporadoras na capital fluminense.” Diz Paulo.

Mercado Imobiliário carioca – Expectativas para 2022

A Lopes Rio tem uma meta audaciosa para 2022, alcançar a marca de 2 bilhões em vendas, e para isso está reestruturando a área comercial.

“Antenados com o novo momento de mercado, estamos fazendo um grande aporte financeiro no digital da empresa, nos firmando cada vez mais como a principal imobiliária no mercado carioca.

A Lopes já é reconhecida como a maior imobiliária da América Latina, e o principal objetivo da marca hoje é ser reconhecida não apenas por seu tamanho, mas também pela qualidade na prestação de serviços para os clientes, associados e construtoras” – afirma Eucílio Britto, CEO da Lopes Rio.

E mesmo com um ano cheio de desafios a Lopes acredita que com estratégia, visão e trabalho 2022 será ainda melhor.

“Será um ano desafiador, porque é um ano de eleição, Copa do Mundo, Carnaval e ainda estamos vivenciando aumento da taxa Selic para conter a inflação.

Justamente por causa dessas peculiaridades a expectativa é de um maior número de vendas logo no primeiro semestre. No segundo semestre do ano a taxa Selic deve chegar em 11,25%. Em virtude disso, nossa estratégia inclui também um posicionamento no mercado econômico, afinal é um segmento anticrise, devido ao déficit habitacional da nossa região.

Outro olhar estratégico da empresa é o mercado secundário. Temos o objetivo de nos posicionar nos estoques remanescentes, além de trabalhar imóveis prontos e a revenda” – diz Britto.

O impacto tecnológico no mercado imobiliário carioca.

A Lopes está antenada com as tendências do mercado, as inovações e as mudanças tecnológicas. Em virtude disso, está abrindo em seu site uma página onde os proprietários que desejam vender ou alugar poderão fazer upload de imagens, vídeos e colocar seus imóveis à disposição no site, que tem um tráfego mensal de mais de 300 mil pessoas, e em torno de 11 mil corretores associados.

“Qualquer imobiliária que não pensar no digital vai virar museu. Existem as mudanças disruptivas e devemos ter um olhar para elas, mas precisamos nos lembrar de que o mercado é cíclico. O posicionamento nas operações de prontos, lançamentos e econômicos é fundamental para blindar a empresa. O mercado imobiliário é um mercado de crédito, não podemos esquecer disso.” Encerra Eucílio Britto, um dos maiores nomes do mercado imobiliário carioca.

 

 

 
Continue lendo ...




    O site da Lopes Rio utiliza cookies para melhorar a forma como exibimos os resultados. Ao aceitar, você concorda com a nossa Política de privacidade.